Sunday, October 2, 2016

SESI-SP APRESENTA NOVO PROJETO PARA A NATAÇÃO OLÍMPICA 2020/2024



Um dos principais objetivos do Sesi-SP é estabelecer novos conceitos para o Treinamento Esportivo no Brasil, além de fortalecer o esporte de rendimento em diversas categorias e modalidades. E agora, após a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a entidade renova seus desafios e lança o novo projeto para a natação brasileira visando ao ciclo olímpico 2020/2024.
Em 2008, o Sesi-SP, por iniciativa de seu presidente, Paulo Skaf, instituiu o Programa Rendimento Esportivo, com o Polo Aquático. Já em 2009, ano de expansão para novas modalidades, houve a implantação da natação na cidade de São Paulo – unidade da Vila Leopoldina, onde foi estruturado um projeto para o período 2012/2016.
Nesse intervalo, as atividades foram realizadas para alavancar suas estruturas físicas, disseminar e massificar a modalidade nas unidades do Sesi-SP. Com uma equipe técnica composta por um supervisor e mais quatro técnicos, foram abertos os programas de Rendimento Esportivo (alta performance), Treinamento Esportivo (fase intermediária) e o Programa Sesi-SP Atleta do Futuro (formação esportiva) atendendo jovens alunos/atletas e garimpando os futuros talentos.
Com os investimentos e as propostas de desenvolvimento do esporte na instituição, as ações foram disseminadas para todo o Estado por meio de capacitações técnicas, disponibilização de material didático, realização de clínicas e festivais esportivos. Esse conjunto de atuações permitiu, desde o início do projeto, manter nas principais equipes de rendimento esportivo 89% dos atletas oriundos dos produtos do Sesi-SP, como demonstra o quadro abaixo.


Unidades
Alunos/atletas
Atleta do Futuro
43
4.155
Treinamento Esportivo
17
402
Rendimento Esportivo
4
147

Para o novo ciclo, o projeto 2020/2024 mira na ampliação no atendimento direto aos atletas, especifica o tratamento dos potenciais olímpicos e qualifica a base de formação esportiva da natação. Para isso, o Sesi-SP estruturou uma nova ação técnica em duas perspectivas:
Visando 2020, sob a coordenação do treinador Fernando Vanzella e o auxílio de uma equipe multidisciplinar, com biomecânico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, médico, preparador físico e terapeuta, será formado um grupo de atletas que já possuem resultados e experiência, com o foco no próximo ciclo olímpico.

Já de olho em 2024, um grupo com cerca de 200 atletas, distribuídos em quatro unidades do Sesi no Estado de São Paulo terá a coordenação de Thiago Budicin e o apoio de dez técnicos. Além do olhar clinico na formação de cada nadador, o projeto desenvolverá ações de capacitações técnicas, vivências em oficinas esportivas, “camps” e eventos motivacionais para outras 40 unidades do Sesi-SP, atingindo 40 professores e impactando na formação de cerca de 10.000 alunos na faixa etária de 6 a 17 anos.
Dentro do novo projeto, ações da “Liga Sesi-SP de Treinamento Esportivo” irão promover competições e atividades no decorrer do ano de 2017. Divididas em várias etapas e de olho nos princípios da Pedagogia do Exemplo, as finais destes eventos esportivos contarão com a presença dos atletas do rendimento, “Foco 2020”, prestigiando e motivando os participantes. Assim, a perspectiva para o cenário esportivo demonstra mais amplitude:

Projeção para 2017/2018
Unidades
Alunos/atletas
Atleta do Futuro
48
10.000
Treinamento Esportivo
30
1.000
Rendimento Esportivo
4
200

Agência Indusnet Fiesp
Matéria da jornalista Amanda Demétrio da Assessoria de Imprensa do SESI-SP.

Fonte Alex Pussieldi

Publicado por Francismar Siviero










O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos






































No comments: