Thursday, March 23, 2017

Natação do Minas TC participa de ação social no Espaço Criança Esperança


O dia 21 de março de 2017 jamais será esquecido por atletas e membros da comissão técnica da natação do Minas. Muito menos pelas crianças do Espaço Criança Esperança, no bairro Serra, em Belo Horizonte, que estão tendo o primeiro contato com a modalidade esportiva. No início da tarde desta terça-feira (21/3), treinadores e nadadores participaram de uma importante ação social com 45 crianças. A visita, que contou com a presença dos atletas olímpicos Henrique Martins, Ítalo Manzine e Miguel Valente, teve vários momentos de interação. Uma tarde especial para quem está conhecendo a natação e para aqueles que têm anos de experiência nas piscinas.
Logo nos primeiros minutos da visita, os atletas se apresentaram aos meninos e às meninas que participam do projeto. Em seguida, foi o momento da apresentação das crianças. O técnico Sérgio Marques conduziu um jogo de perguntas e repostas sobre natação. As crianças que acertavam as respostas eram presenteadas com toucas, que foram usadas nas atividades comandadas pelos atletas na piscina. “No início do ano, nós reunimos o grupo todo e falamos que gostaríamos de ter uma interação social. Alguns atletas deram a ideia, que, primeiramente, partiu da Bianca Ewald. Ela entrou em contato com o Criança Esperança aqui de Belo Horizonte, e eu aprovei a ideia, achei muito legal. A partir disso, a gente foi se programando para estar nesse evento de hoje”, contou o treinador Sérgio Marques.

Na piscina, os atletas ensinaram fundamentos básicos da natação às crianças, que foram divididas em três turmas. Para o técnico minastenista, é importante que o atleta de alto rendimento compartilhe o conhecimento esportivo. “O esporte ensina para a vida. O pouco que aprendemos, nós temos que contribuir para o crescimento de várias pessoas. Os atletas que estão envolvidos com o trabalho de excelência, os atletas profissionais, eles precisam ser mais instigados a fazer esse trabalho social. Isso é muito importante, porque o nosso país é muito carente em relação a isso. A gente consegue fazer o atleta-cidadão, não só o atleta de dentro do clube. O atleta-cidadão é um atleta que vive em sociedade, vai ensinar o próximo a praticar um exercício físico para o resto da vida”, disse Sérgio.

Presente nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Henrique Martins foi um dos “professores” da tarde desta terça-feira. O nadador acredita que os atletas do Minas irão lembrar da experiência por muitos anos. “Eu acho que todo atleta do Minas se vê nessa situação. Todo mundo teve que passar por isso, por essa época de aula, de aprender a nadar. Então, é muito bom a gente relembrar esse período nosso. Eu lembro de uma frase do atleta olímpico Fernando Silva, que nadava no Minas. Ele dizia que quando você aposentar, ninguém vai lembrar da sua medalha, de quantos campeonatos você ganhou. Eles vão lembrar dos amigos e das boas coisas que você fez. Eu acho que essa é uma boa ação que todo mundo está fazendo. O pessoal podia estar descansando, mas está todo mundo aqui, porque isso pode fazer a diferença na vida da criança. É isso que a gente vai guardar no nosso pós-carreira”, contou. “Eles vão trabalhar muito o lado humanista, que hoje precisa ser muito trabalhado no alto nível da natação. É saber dividir um pouco mais, tirar esse lado do glamour, da vaidade, e conseguir compartilhar um pouco mais com crianças que, muitas vezes, não têm condições de ter a possibilidade de aprender a nadar”, completou o técnico Sérgio Marques.

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube
Natação do Minas esteve no Espaço Criança Esperança nesta terça (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)
Henrique Martins foi um dos professores da tarde desta terça (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)











Publicado por Francismar Siviero



O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos



































No comments: